
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, informa que pessoas que tomaram a vacina contra o vírus da Influenza A(H1N1) podem apresentar resultado falso-positivo ao fazer o teste de HIV-1. Ou seja, o resultado pode indicar a presença do vírus, mesmo que ele não esteja.
Isso ocorre "devido à produção de anticorpos IgM pelos indivíduos que receberam a vacina".
No caso de amostras reagentes nos testes de HIV-1 recomenda-se que seja realizado outro tipo de teste, como Western Blot. Mas este teste não deve ser reagente em caso de reação cruzada com anticorpos produzidos em resposta à vacina contra o vírus Influenza A.
Porém, o resultado negativo nestes testes não descarta a infecção pelo HIV porque o indivíduo pode estar no estado de soro conversão ou apresentar outra doença que interfere nos resultados do teste de HIV.
Recomenda-se também que a investigação prossiga até o resultado final do diagnóstico para o vírus, ou até que a reatividade cruzada da IgM produzida contra a vacina seja desfeita em relação aos testes de HIV-1.
Os profissionais de saúde devem informar a quem se vacinou contra o H1N1 que há possibilidade do resultado falso-positivo nos testes de aids, e que pode ser necessário chamá-los para nova coleta.